top of page

Desenvolve participa do Bootcamp GovTech em Belém (PA)

Atualizado: 25 de mar.


O Gerente de Implantação da Desenvolve Ravy Bassalo apresentou as plataformas e aplicativos que produzem uma disrupção digital nos municípios


O programa StartUP Pará da Secretaria de  Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promoveu no último dia 15 de março o evento Bootcamp GovTech. O encontro reuniu 21 startUps com atuação e impacto no Estado. O Bootcamp GovTech visa aprimorar as vendas das startups para o setor público, impulsionar soluções inovadoras e eficientes para os desafios governamentais, promover networking entre empreendedores, especialistas e representantes do governo, e apoiar o desenvolvimento de projetos piloto em parceria com o governo.


O Analista Jurídico Matheus Sales,  a Gerente de Produtos Orleania Portela, e o Gerente de implantação Ravy Bassalo representaram a Desenvolve no evento. Durante o Pitch de três minutos, Ravy focou nos impactos causados pela atuação da empresa em 13 municípios do Estado do Pará. “O aumento médio de arrecadação própria nos municípios onde atuamos é de 169%. Há municípios em que esse aumento chega a 400% ao longo dos anos”, declara o gerente. Bassalo aproveitou a oportunidade para apresentar todo o ecossistema de soluções que a Desenvolve oferece aos municípios. Ao todo são 6 plataformas/aplicativos: Desenvolve Cidade, ISS Digital, IPTU e ITBI Digital, Fique em Dia e Mobi Legal. 



Os participantes do Bootcamp receberam folders explicativos sobre os aplicativos produzidos pela Desenvolve


 

Uma das soluções criadas pela GovTech que contribui diretamente para o aumento da receita é o aplicativo Empresa Digital. A tecnologia visa desburocratizar o ambiente de negócios no estado do Pará, por meio da implementação de um aplicativo que proporciona serviços públicos digitais integrados, abrangendo consulta de viabilidade, licenciamento, abertura, alteração cadastral, renovação anual de licenças e baixa de empresa. O objetivo é posicionar o Pará como líder nacional em Viabilidade Automática, Licenciamento, Abertura e Baixa de Empresas até 2025 para a COP 30, visando equipará-lo a referências globais como Canadá, Reino Unido, EUA e Singapura.


Impactos da atuação da Desenvolve nos municípios paraenses


Em 2023 a Desenvolve atuou em 14 municípios paraenses. Juntos estes municípios representam 32% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com destaque para Parauapebas que com 19% lidera o ranking dos municípios paraenses.


Um dos compromissos da GovTech é tornar as cidades mais sustentáveis. Para alcançar este propósito, a Desenvolve investe em tecnologia para disponibilizar serviços digitais e abolir o uso do papel. A partir desta estratégia, os municípios atendidos pela empresa em 2023 economizaram 42 milhões de reais que seriam gastos com atendimentos presenciais, físicos e analógicos. Além disso, mais de 6 milhões de folhas de papel deixaram de ser usadas, o que representa aproximadamente 657 árvores em pé e preservadas na natureza, e com redução estimada de emissão de 564.933 kg de gás carbônico. Confira os dados completos e desagregados por município na tabela 1. 


Tabela 1: Indicadores de impacto da atuação da Desenvolve nos municípios paraenses



47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page