top of page

Série Cidades Digitais

A matéria de hoje traz um pouco da realidade dos serviços digitais e a gestão municipal na era dos dados.


"A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Fórum Inova Cidades e a Fundação Vanzolini realizaram o primeiro encontro da série on-line que discute temas de inovação e tecnologia fundamentais para a gestão de dados nos municípios. Mais de 100 inscritos participaram da conversa com o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André (SP), Evandro Banzato e a analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura de São Paulo, Martina Bergues.


Eles abriram o evento com algumas reflexões: como pensar os serviços digitais com foco no cidadão: simplificar, desburocratizar e tornar os serviços acessíveis; as oportunidades que a inovação em dados traz para os gestores; como promover a inclusão digital dos cidadãos; como integrar os serviços presenciais e os serviços digitais; e como incentivar gestores e gestoras a propor o investimento em governança de dados, revisão e integração de processos que visam a inovação.


Martina Bergues destacou que “trabalhar com os serviços digitais no governo é muito menos trabalhar com tecnologia e muito mais trabalhar com as pessoas envolvidas naquela solução”. Bergues disse que, segundo sua experiência, “serviços digitais bem desenhados são aqueles que conseguem colocar a experiência e as necessidades do cidadão no centro do processo de transformação digital”. A especialista sugere que é necessário usar metodologias de cocriação com o cidadão em algumas etapas-chave dos projetos. E que isso pode ser feito por meio de ações que não são, necessariamente, caras ou complicadas, como grupos on-line de discussão, questionários ou grupos de testes, o que beneficia os pequenos municípios ou os que tenham menos recursos. A convidada acrescentou: “para conseguir desenhar serviços a partir da experiência do cidadão, com a participação dele, a gente vai precisar, necessariamente, mexer em rotinas de trabalho de muita gente na Administração” Nesse ponto, entra o que ela chamou de “gestão da mudança”, ou seja, como implementar esse tipo de projeto de modo a engajar os servidores e minimizar resistências.


Leia a matéria completa na íntegra através do site:

Portal Vanzolini - SERVIÇOS DIGITAIS E A GESTÃO MUNICIPAL NA ERA DOS DADOS. https://vanzolini.org.br/blog/solucoes/evento-on-line-discutiu-os-servicos-digitais-e-a-gestao-municipal-na-era-dos-dados/

24 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page