top of page

Desenvolve é Top 10 GovTech no Ranking 100 Open Startups

Atualizado: 1 de dez. de 2020

A Desenvolve foi notícia no Jornal O Liberal, em matéria que trata da premiação TOP 10 Ranking GovTech 2020, idealizada pela 100 Open Startups . Vejam a matéria na integra abaixo ou acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1ya6np8b7BTfwx3ws7BS3rLNitkGn-k4N/view?usp=sharing



Desenvolve é Top 10 GovTech no Ranking 100 Open Startups


As startups mais atraentes para o mercado corporativo brasileiro foram anunciadas nesta quarta-feira (11), durante o Whow! Festival Nacional de Inovação, que neste ano aconteceu em formato 100% online. A plataforma 100 Open Startups premia as startups que se destacaram em open innovation no ano de 2020 e a GovTech Desenvolve, startup paraense, recebeu o Prêmio TOP 10 Ranking GovTech 2020. Dentre as mais de 13 mil startups avaliadas, a Desenvolve foi a única da Região Norte a figurar entre as 10 startups GovTechs mais atraentes do mercado corporativo brasileiro.


“Este reconhecimento é fruto de muito trabalho, foco e dedicação ao processo de transformação digital das prefeituras brasileiras. É fruto também da visão inovadora dos gestores públicos municipais que acreditaram e se engajaram no processo de transformação digital de seus municípios, das instituições parceiras e fornecedores que nos apoiam no nosso dia a dia e também do trabalho, empenho e muita dedicação do time de todos os colaboradores da Desenvolve, que realizaram entregas incríveis em um ano tão desafiador para todos nós”, comenta Jó Sales, Diretor Executivo e Fundador da GovTech Desenvolve.

Idealizado pela 100 Open Startups, plataforma internacional líder em Open Innovation do país, o Ranking 100 Open Startups, que chega a sua quinta edição em 2020, é resultado de um processo anual que mede a atratividade das startups. De acordo com Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, o crescimento do Ranking em 2020 triplicou em relação à edição anterior, o que evidencia o amadurecimento de todo o sistema. Na edição deste ano, 2.910 médias e grandes empresas buscaram parceiros para fazer open innovation entre as 13.434 startups participantes do movimento. “A pontuação do Ranking mede a quantidade e intensidade dos relacionamentos firmados entre startups e o mercado corporativo. Na edição deste ano, as startups somaram 34.677 pontos, contra 14.859 de 2019”, destaca.


Este prêmio é mais um reconhecimento nacional que a GovTech Desenvolve recebe este ano. Em setembro, foi destaque entre as 80 Startups GovTechs consideradas como mais relevantes em todo país segundo relatório sobre o ecossistema de Startups Govtech no Brasil realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e BrazilLAB.


“Após dois anos da aprovação do projeto da GovTech Desenvolve Cidade no Programa de Incubação de Empresas de Bases Tecnológicas (PIEBT) da Agência de Inovação Universitec da UFPA, nos orgulhamos de impactar positivamente nos indicadores das finanças e na qualidade de vida das pessoas em várias cidades. Estamos felizes em poder ajudar na jornada da transformação digital e no desenvolvimento dos municípios brasileiros”, diz Jó.

Foram seis cidades atendidas impactando mais de 600 mil pessoas, mais de 43 mil empresas beneficiadas diretamente, mais de 500 servidores públicos treinados, mais de 1800 contadores e microempresários capacitados. Além disso, os processos digitais promoveram uma redução de mais de 97% das despesas públicas na transformação de processos físicos e atendimento presencial em processos digitais e atendimento virtual, além de registrar uma arrecadação superior a 1,5 bilhões de reais aos municípios que compõem a rede de cidades que utilizam a plataforma. A GovTech conquistou ainda o Prêmio Prefeito Empreendedor junto com a Prefeitura de Paragominas (PA), obteve dois registros de programa de computador e três de marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e também o Selo GovTech do BrazilLAB.


PARAUAPEBAS


Com a plataforma web e mobile Desenvolve Cidade, implantada no município pela GovTech Desenvolve, Parauapebas se tornou um lugar mais fácil e seguro para empreender. A plataforma viabiliza a desburocratização dos procedimentos e autorização do licenciamento digital urbanístico, ambiental, sanitário e a emissão de alvarás e licenças digitais, além de vários outros serviços digitais relacionados a pagamento de tributos municipais e cumprimento das demais obrigações tributárias.


Os indicadores mostram resultados expressivos de 4,7 mil consultas de viabilidade automática de empresas e 2.167 empresas de baixo risco licenciadas e abertas com processo digital automatizado, crescimento de 20% quando comparado ao primeiro semestre de 2019. Além disso, mesmo com a prefeitura fechada, por força da pandemia, houve aumento de 27,5% das receitas próprias do município no período. No primeiro ano de implantação da plataforma as receitas próprias aumentaram em 42,90% e registrou economia estimada em 97% nos custos de tramitação de processos aos cofres públicos.


“Para nós da Prefeitura de Parauapebas, o trabalho realizado pela GovTech Desenvolve foi muito importante, especialmente neste momento tão desafiador de enfrentamento da pandemia da covid-19, pois possibilitou a desburocratização dos serviços públicos, o aumento das receitas próprias sem aumentar tributos, a ampliação da capacidade de investimento na nossa cidade, fortalecendo o empreendedorismo, gerando empregos, renda e desenvolvimento para o nosso município”, assegura o prefeito da cidade, Darci Lermen.

Conheça os serviços oferecidos pela GovTech Desenvolve


PLATAFORMA EMPRESA DIGITAL


A plataforma Empresa Digital é uma tecnologia que realiza a interoperabilidade de dados, em tempo real, com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) e possibilita a sincronização e uniformização dos procedimentos de dados entre as Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB) e Secretarias Estaduais de Fazenda. Permite, ainda, a tramitação digital e integrada dos processos de atualização e baixa do registro cadastral e das renovações anuais das licenças das secretarias municipais, e a emissão digital das guias das taxas municipais, a impressão dos certificados dos alvarás e licenças e demais serviços relacionados.


PLATAFORMA DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS DIGITAIS (NFSD)


A Nota Fiscal de Serviços Digital (NFSd) é um documento fiscal digital codificado em dígitos binários e acessado por diversos dispositivos tecnológicos. Substitui as tradicionais notas fiscais de serviços impressas e se constitui como a maneira mais fácil e segura de registrar e armazenar as prestações de serviços, entre qualquer cidade brasileira e exterior do país, sujeitas a tributação do Imposto Sobre Serviço (ISS). O aplicativo foi customizado seguindo os padrões da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e evolui em uma série de requisitos, serviços e funcionalidades. Realiza a gestão automática dos serviços cujo ISS deve ser recolhido no estabelecimento do prestador e/ou no local da prestação.


PLATAFORMA IPTU & ITBI DIGITAL


A plataforma municipal de gerenciamento dos tributos imobiliários é uma iniciativa que visa gerar mais facilidade e conforto para os contribuintes e economia para os cofres públicos, isso porque ela permite que diversos serviços sejam realizados de maneira totalmente digital. Nela, o usuário pode gerar e pagar o boleto do IPTU, ITBI e Taxas, inclusive a segunda via, tudo pelo seu celular emitidas digitalmente com compensação instantânea utilizando o Qr Code do Pix. Além de possibilitar alterar cadastro do imóvel, consultar débitos, solicitar desmembramentos, unificação, entre outros.


DMTT DIGITAL (PLATAFORMA DE LICENCIAMENTO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DIGITAL)


O DMTT Digital é uma plataforma municipal que realiza a gestão do transporte e trânsito na sua cidade, integrada em tempo real via webservice com o Detran, para disponibilizar serviço de licenciamento digital de veículos de transporte coletivo público e privado, fretamento, Táxi, Moto-Táxi e Moto-Frete, inclusive pelo celular. Opera como aplicativo da plataforma Desenvolve Cidade, que integra e mantém atualizada em tempo real os dados e informações cadastrais entre os órgãos municipais, estaduais e federal, de todas as pessoas físicas e jurídicas, empreendedores e contribuintes da cidade


PLATAFORMA FIQUE EM DIA (CONCILIAÇÃO DIGITAL DA DÍVIDA ATIVA)


É uma plataforma municipal que realiza a conciliação digital da dívida ativa tributária e não tributária da fazenda pública municipal. Utiliza modernas tecnologias para realizar uma gestão eficiente e automatizada da cobrança amigável e judicial, via Protesto Eletrônico ou Execução Fiscal Eletrônica, conjugada com parcelamento de débitos com Application Programming Interface (APIs) de integração via webservice com o CRA (Central de remessas de Arquivo) para realização de Protesto Eletrônico com Cartórios e integração via webservice com o Tribunal de Justiça para realização de Execuções Fiscais Eletrônica.


PLATAFORMA DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DIGITAL


Plataforma que realiza a tramitação, análise e autorização integralmente digital dos processos de licenciamento de Construção, Reforma e Demolição, Parcelamento do Solo e Loteamentos na sua cidade. Utiliza modernas tecnologias de desenvolvimento de software e as práticas mais inovadoras do mercado para parametrizar a legislação urbanísticas do município, permitindo automatização dos processos para emissão de alvarás digitais de formar simplificada, automática e segura. Na plataforma o usuário poderá enviar todos os projetos de forma digital, sem necessidade de papel, além de gerar todos os boletos online com compensação instantânea utilizando o Qr Code do Pix.


INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


Estamos em processo contínuo de desenvolvimento de soluções inovadoras para área pública, utilizando as mais modernas tecnologias do mercado, inteligência artificial, Business Inteligence (BI), User Experience (UX), Responsividade, Application Programming Interface (APIs) e outros; plataforma web e mobile, responsividade, armazenamento em nuvens 24/7/365 e cumpre as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, possibilita a emissão digital dos boletos dos tributos com registro, bem como o QR Code do PIX para compensação instantânea e liberação automática de licenciamentos, autorizações, certidões e demais regularidades com a fazenda pública municipal.

bottom of page