Celebramos 17 anos dedicados ao desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras na área de gestão, legislação, processos e plataformas digitais inteligentes focadas na desburocratização do licenciamento municipal de empresas e na simplificação do cumprimento das obrigações tributárias municipais, visando fortalecer o empreendedorismo, aumentar as receitas próprias com justiça fiscal, promover a educação fiscal, viabilizar a sustentabilidade financeira e contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

 

Temos muito orgulho da nossa atuação na execução de estratégias para realizar a transição de governos analógicos ao eletrônico em várias cidades, o “e-government”. Agora estamos trabalhando forte para ofertar plataformas de serviços públicos digitais inteligentes visando promover um forte processo de transformação digital nos governos municipais no Brasil.

 

A nossa jornada é formada pelas seguintes fases: (1) Abertura, concepção e ideação do negócio; (2) gestação do negócio; (3) nascimento do negócio; (4) validação, incubação e estruturação do negócio; (5) premiação, registros no INPI e aceleração.

 

Nossa Linha do Tempo:

 

Abertura da empresa:

Atuação como consultoria de implantação de sistemas fiscais de terceiros em prefeituras de todas as regiões do país e programa de modernização da gestão fazendária – BID/BNDES;

 

Concepção e ideação do negócio:

Diagnóstico da matriz de problemas e preparação de projetos conceituais das soluções de gestão e legislação integradas com modernas tecnologias da informação;

 

Gestação do negócio:

Lançamento do primeiro protótipo da Plataforma Digital de Gestão dos Tributos Municipais nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu no Pará para fazer a gestão do recolhimento dos tributos provenientes da construção da UHE – Belo Monte;

 

Nascimento do Negócio:

Mudança do plano estratégico do negócio e a implantação da fábrica de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas web e mobile inovadoras, diferenciadas e próprias;

 

Validação, incubação, premiação e registros no INPI:

Incubação no PIEBT da Universitec/UFPA, implantação da Plataforma Digital em 7 cidades, Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE Paragominas – PA, 2 registros de software e 3 de marcas no INPI e Selo GovTech do BrazilLAB.

 

Aceleração, crescimento e escala regional e nacional

Transição integral do governo analógico ao digital nas áreas de gestão dos tributos municipais, licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e de localização e funcionamento, abertura, alteração, renovação e baixa de empresas nos municípios brasileiros.

 

1. Abertura, concepção e ideação do negócio

 

A empresa foi aberta em 18/08/2003 para atuar na realizando de trabalho de consultoria na área de implantação de sistemas fiscais e programas de modernização da gestão fazendária utilizando tecnologias fornecidas por terceiros, metodologia e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo era melhorar a infraestrutura física, tecnologia e a capacidade de gestão das fazendas públicas municipais e estaduais, visando a modernização e a recuperação da capacidade de arrecadação das receitas próprias municipal e estadual. Este trabalho foi realizado nos anos de 2003 a 2011.

 

Neste período, construímos um diagnóstico minucioso que definiu a matriz de problemas da burocracia pública que prejudicam e emperram o ambiente de negócios e dificultam a vida do empreendedor no Brasil. Na prática esta matriz de problemas resume as dores dos servidores públicos e empreendedores nas áreas de licenciamento urbanístico, ambiental e sanitário, bem como, os inúmeros desafios para gestão do cadastro mobiliário e imobiliário, lançamento e cobrança dos tributos municipais e estaduais.

 

Essa experiência gerou know-how e ao mesmo tempo uma compreensão crítica da precariedade dos serviços públicos ofertados pelas prefeituras brasileiras, nestas áreas, e também uma grande oportunidade, apesar de desafiadora, para idealização e construção de soluções criativas, inovadoras e diferenciadas para solução da matriz de problemas identificados.

 

2. Gestação do negócio

 

Esta percepção dos problemas aliada a experiência, a formação acadêmica, ao espírito empreendedor e muita dedicação, entrega e resiliência dos nossos colaboradores possibilitou a construção de vários projetos conceituas e protótipos de produtos utilizando tecnologias inovadoras, conjugados com a modernização da legislação e a introdução de novas práticas de gestão pública capazes de aplicar, no dia a dia dos cidadãos e empreendedores os princípios basilares da administração pública brasileira: legalidade,  eficiência, impessoalidade, isonomia, capacidade contributiva, moralidade, publicidade dentre outros.

 

A realização de parcerias estratégicas foi importante para tomada de decisão definitiva para criação do negócio. Entre 2004 a 2006 realizamos parceria com a Multinacional Sondaimarés e a empresa DSF (Desenvolvimento de Sistemas Fiscais), sediadas em São Paulo, com o desafio de participar da implantação de sistemas fiscais de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS) em várias cidades brasileiras com destaque para prefeitura de Belo Horizonte – MG (BH ISS Digital), Fortaleza – CE (Declaração Digital de Serviços – DDS), Teresina – PI (ISS Online), Sorocaba – SP (Declaração Eletrônica do ISS), Juiz de Fora – MG (Declaração de Informações Fiscais), Nova Iguaçu– RJ (ISS + Fácil), Maringá – PR (ISS Fácil), Ponta Grossa – PR (Simplificação do Imposto Sobre Serviço), Foz do Iguaçu – PR (Guia de Informação do ISS), Corumbá – MS (ISS Digital).

 

Em todas estas cidades os resultados na área de gestão, atendimento e na arrecadação tributária municipal foram expressivos. Este período foi muito rico para o acúmulo de conhecimento e experiência na área de gestão das receitas próprias municipais em todas as regiões do país, bem como, de conhecimento e características do mercado regional e nacional e também foi fundamental para criar uma massa crítica suficiente para indicar as bases da estratégia da atuação da empresa para operar de forma diferenciada no mercado.

 

3. Nascimento do negócio

 

Em novembro de 2012 o primeiro protótipo da Plataforma Digital de Gestão dos Tributos Municipais foi disponibilizado no ar. Na primeira versão a plataforma já entrou em operação com a Plataforma da Nota Fiscal de Serviços Digital (NFSD - online) para operar integrada ao Sistema de Administração Tributária (SAT – off-line). Esta é a primeira nota fiscal de serviços digital do país e inova por realizar a gestão completa do ISS, simplificando e modernizando a relação entre o fisco municipal e os contribuintes do imposto.

 

O desafio era enorme! A nova plataforma digital teria que realizar a gestão da arrecadação dos tributos municipais para Altamira – PA e Vitória do Xingu – PA, no período da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, obra estimada em R$ 32 bilhões de reais.

 

A plataforma de gestão dos tributos ajudou muito as empresas cumprirem com segurança, rapidez e eficiência as suas obrigações tributárias, urbanísticas, ambientais e sanitárias com as cidades e promoveu o registro e o recolhimento dos tributos, seguindo a legislação federal e municipal. Esta plataforma registrou todas as operações de serviços relacionada a execução da obra administrada pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) formado pelas maiores construtoras da américa latina, e a empresa Norte Energia S/A, as quais subcontrataram serviços de inúmeras empresas de todo país e do exterior.

 

As prefeituras também se beneficiaram pois passaram a possuir o registro preciso de todas as transações de serviços para construção da usina realizadas por empresas sediadas no município ou fora, por meio da emissão e escrituração de todas as Notas Fiscais de Serviços Digitais e o recolhimento de mais de 800 milhões de reais apenas de ISS.

 

Os resultados e benefícios foram muito significativos e foram detalhados no livro intitulado “O MARCO LEGAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE VITÓRIA DO XINGU – Volume I” da Editora LEXIA. A percepção de validação efetiva dos nossos produtos e de nascimento do negócio aconteceu neste momento !

 

Isso provocou uma mudança do plano estratégico do negócio e a certeza de realizar investimento na implantação da fábrica de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas web e mobile inovadoras, diferenciadas e próprias.

 

4. Validação, incubação e estruturação profissional do negócio

 

Nossas soluções e produtos inovadores foram prototipados, testados, homologados e já foram implantados estrategicamente em um grupo de cidades com população variando entre 40 mil a 215 mil habitantes, com destaque para municípios que receberam grandes obras ou grandes projetos mineradores no Pará.

 

Além do grande desafio de implantar as nossas soluções nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu no Pará, com o objetivo de administrar todos os fatos geradores de tributos municipais decorrentes da construção da UHE Belo Monte, introduzindo novas tecnologias, novo marco legal e novas práticas de gestão pública. Isso promoveu a desburocratização da relação entre as grandes, médias e pequenas empresas que participaram da construção da usina, bem como, as suas respectivas relações com as prefeituras para efeito de cumprimento das obrigações urbanísticas, sanitárias, ambientais e tributárias.

 

O mesmo foi feito em Jacareacanga – PA, onde foram construídas a UHE de Teles Pires e UHE São Manuel. Em Itaituba – PA que recebeu a construção de 21 portos para receber a produção de grãos do centro-oeste. Na cidade de Paragominas - PA, onde está instalada a Hydro que é fornecedora global de soluções de alumínio por meio da extração mineral da bauxita. No município de Parauapebas – PA onde está assentado a maior província mineral do planeta, a Serra do Carajás, explorada pela Vale. Benevides – PA na região metropolitana de Belém – PA que se destaca em atividades industriais, logística e integração metropolitana.

 

Visando estreitar a relação com instituições de ensino e pesquisa para empreender de forma inovadora, criativa e sustentável na Amazônia nos credenciamos ao Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Agencia de Inovação da Universidade Federal do Pará (UNIVERSITEC/UFPA) e tivemos o projeto aprovado em 2018. Este processo de incubação foi fundamental para estruturação profissionalizada do negócio. Neste momento consolidamos o nosso time, organizamos efetivamente os setores de recursos humanos, financeiros, tecnologia da informação, gestão e marketing da empresa.

 

Também foi definido o modelo de financiamento, aprovado o plano de negócio, o planejamento estratégico, o plano de marketing e o manual de compliance da companhia. Em janeiro de 2019 foi inaugurada a sede própria com instalações modernas e capacidade para atender 20 prefeituras de pequeno, médio e grande porte.

 

5. Premiação, registros no INPI e aceleração

 

Em 2018 recebemos o X Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE com o Programa de Modernização da Gestão Fazendária, visando o Desenvolvimento Sustentável de Paragominas (PMAIS). Este prêmio referendou os resultados, a metodologia, as tecnologias e as novas práticas de gestão pública, laureando o Prefeito de Paragominas que implantou o nosso projeto com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios, à modernização da gestão pública, o aumento da arrecadação e a sustentabilidade financeira do município.

 

Fomos contemplados ainda com o Selo GovTech do BrazilLAB que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. A partir do momento que a startup é aprovada e recebe o Selo GovTech, ela passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que comprovadamente possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos, seja na esfera municipal, estadual, federal ou até mesmo no legislativo e judiciário.

 

Visando proteger os produtos e as marcas criadas pela companhia realizamos o registro de 2 Programas de Computador e 3 marcas de produtos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

Neste momento estamos focados na estratégia de fazer a transição integral do governo analógico ao digital nas áreas de gestão completa dos tributos municipais, licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e de localização e funcionamento, abertura, alteração, renovação e baixa de empresas para municípios de todas as regiões do país. Nesta perspectiva, estamos prontos para ajudar os governos municipais realizarem o processo de transformação rápida do uso de sistemas de e-government para plataformas digitais inteligentes: o Governo 4.0.

 

Esta mudança de paradigma em direção a um governo digital visa superar um modelo de administração publica imobilizada e ineficiente, além de dar lugar a um novo modelo de gestão, mais proativa e orientada às necessidades do empreendedor-cidadão. Quando um governo assume o compromisso com a transformação digital significa um impacto surpreendente na relação entre a gestão pública, os cidadãos e as empresas.

2003

2004 - 2011

2012 - 2013

2014 - 2016

2017 - 2020

Atual

Parceiros

DESENVOLVE © 2020 Desenvolve - Tributação Municipal Sustentável.

Todos os direitos reservados.