A nossa jornada é focada no desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras na área de gestão, legislação, processos e plataformas digitais inteligentes focadas na desburocratização do licenciamento municipal de empresas e na simplificação do cumprimento das obrigações tributárias municipais, visando fortalecer o empreendedorismo, aumentar as receitas próprias com justiça fiscal, promover a educação fiscal, viabilizar a sustentabilidade financeira e contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

 

Temos muito orgulho da nossa atuação na execução de estratégias para realizar a transição de governos analógicos ao eletrônico em várias cidades, o “e-government”. Agora estamos trabalhando forte para ofertar plataformas de serviços públicos digitais inteligentes visando promover um forte processo de transformação digital nos governos municipais no Brasil.

 

A nossa jornada é formada pelas seguintes fases: (1) Abertura, concepção e ideação do negócio; (2) gestação do negócio; (3) nascimento do negócio; (4) validação, incubação e estruturação do negócio; (5) premiação, registros no INPI e aceleração.

 

Nossa Linha do Tempo:

2003

Abertura da empresa:

Atuação como consultoria de implantação de sistemas fiscais de terceiros em prefeituras de todas as regiões do país e programa de modernização da gestão fazendária – BID/BNDES;

 

2004 - 2011

Concepção e ideação do negócio:

Diagnóstico da matriz de problemas e preparação de projetos conceituais das soluções de gestão e legislação integradas com modernas tecnologias da informação;

2012 - 2013

Gestação do negócio:

Lançamento do primeiro protótipo da Plataforma Digital de Gestão dos Tributos Municipais nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu no Pará para fazer a gestão do recolhimento dos tributos provenientes da construção da UHE – Belo Monte;

 

2014 - 2018

Nascimento do Negócio:

Mudança do plano estratégico do negócio e a implantação da fábrica de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas web e mobile inovadoras, diferenciadas e próprias;

2017 - 2020

Validação, incubação, premiação e registros no INPI:

Incubação no PIEBT da Universitec/UFPA, implantação da Plataforma Digital em 7 cidades, Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE Paragominas – PA, 2 registros de software e 3 de marcas no INPI e Selo GovTech do BrazilLAB.

 

Atual

Aceleração, crescimento e escala regional e nacional

Transição integral do governo analógico ao digital nas áreas de gestão dos tributos municipais, licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e de localização e funcionamento, abertura, alteração, renovação e baixa de empresas nos municípios brasileiros.

Desde o início de seus trabalhos, a Desenvolve buscou melhorar a infraestrutura física, tecnologia e a capacidade de gestão das fazendas públicas municipais e estaduais, visando a modernização e a recuperação da capacidade de arrecadação das receitas próprias municipal e estadual. 

 

Nos diversos anos de atuação e implementação das tecnologias, construímos um diagnóstico minucioso que definiu a matriz de problemas da burocracia pública que prejudicam e emperram o ambiente de negócios e dificultam a vida do empreendedor no Brasil. 

 

Na prática esta matriz de problemas resume as dores dos servidores públicos e empreendedores nas áreas de licenciamento urbanístico, ambiental e sanitário, bem como, os inúmeros desafios para gestão do cadastro mobiliário e imobiliário, lançamento e cobrança dos tributos municipais e estaduais.

 

Essa experiência gerou know-how e ao mesmo tempo uma compreensão crítica da precariedade dos serviços públicos ofertados pelas prefeituras brasileiras, nestas áreas, e também uma grande oportunidade, apesar de desafiadora, para idealização e construção de soluções criativas, inovadoras e diferenciadas para solução da matriz de problemas identificados.

 

Esta percepção dos problemas aliada a experiência, a formação acadêmica, ao espírito empreendedor e muita dedicação, entrega e resiliência dos nossos colaboradores possibilitou a construção de vários projetos conceituas e protótipos de produtos utilizando tecnologias inovadoras, conjugados com a modernização da legislação e a introdução de novas práticas de gestão pública capazes de aplicar, no dia a dia dos cidadãos e empreendedores os princípios basilares da administração pública brasileira: legalidade,  eficiência, impessoalidade, isonomia, capacidade contributiva, moralidade, publicidade dentre outros.

  

Em todas estas cidades os resultados na área de gestão, atendimento e na arrecadação tributária municipal foram expressivos. Este período foi muito rico para o acúmulo de conhecimento e experiência na área de gestão das receitas próprias municipais em todas as regiões do país, bem como, de conhecimento e características do mercado regional e nacional e também foi fundamental para criar uma massa crítica suficiente para indicar as bases da estratégia da atuação da empresa para operar de forma diferenciada no mercado.

  

Nossas soluções e produtos inovadores foram prototipados, testados, homologados e já foram implantados estrategicamente em um grupo de cidades com população variando entre 40 mil a 215 mil habitantes, com destaque para municípios que receberam grandes obras ou grandes projetos mineradores no Pará.

Em 2018 recebemos o X Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE com o Programa de Modernização da Gestão Fazendária, visando o Desenvolvimento Sustentável de Paragominas (PMAIS). Este prêmio referendou os resultados, a metodologia, as tecnologias e as novas práticas de gestão pública, laureando o Prefeito de Paragominas que implantou o nosso projeto com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios, à modernização da gestão pública, o aumento da arrecadação e a sustentabilidade financeira do município.

 

Fomos contemplados ainda com o Selo GovTech do BrazilLAB que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. A partir do momento que a startup é aprovada e recebe o Selo GovTech, ela passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que comprovadamente possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos, seja na esfera municipal, estadual, federal ou até mesmo no legislativo e judiciário.

Visando proteger os produtos e as marcas criadas pela companhia realizamos o registro de 2 Programas de Computador e 3 marcas de produtos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

Neste momento estamos focados na estratégia de fazer a transição integral do governo analógico ao digital nas áreas de gestão completa dos tributos municipais, licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e de localização e funcionamento, abertura, alteração, renovação e baixa de empresas para municípios de todas as regiões do país. Nesta perspectiva, estamos prontos para ajudar os governos municipais realizarem o processo de transformação rápida do uso de sistemas de e-government para plataformas digitais inteligentes: o Governo 4.0.

 

Esta mudança de paradigma em direção a um governo digital visa superar um modelo de administração pública imobilizada e ineficiente, além de dar lugar a um novo modelo de gestão, mais proativa e orientada às necessidades do empreendedor-cidadão. Quando um governo assume o compromisso com a transformação digital significa um impacto surpreendente na relação entre a gestão pública, os cidadãos e as empresas.

Também ficamos felizes e orgulhosos por ser a única GovTech da região norte do Brasil a receber o Prêmio TOP 10 Ranking GovTech 2020 e ser classificada na #9 posição no ranking nacional e figurar entre as startups mais atraentes para o mercado corporativo brasileiro.

 

A plataforma 100 Open Startups premia as startups que se destacaram em open innovation no ano de 2020.

 

Para mais informações sobre o prêmio acessar o link: https://www.desenvolvecidade.com.br/post/desenvolve-recebe-pr%C3%AAmio-top-10-govtech-no-ranking-100-open-startups-2020-2

DesenvolveBranca.png
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Empresa

Parceiros

Certificação e Premiação

logo-govtech.png
Pref-Empreendedor.png
Top10-GovTechs-white.png
INPI.png

DESENVOLVE © 2020 Desenvolve - Tributação Municipal Sustentável.

Todos os direitos reservados.