top of page

Desenvolve foi selecionada para o Programa de Aceleração do BrazilLab

Após iniciar no programa internacional da Scale Up Endeavor, a empresa de tecnologia digital GovTech Desenvolve foi a única selecionada da região Norte para participar do Programa de Aceleração do BrazilLAB, o primeiro hub de inovação do setor público do Brasil.


O BrazilLab acelera startups e conecta empreendedores com o setor público, contando com uma ampla rede de investidores e parceiros. Além disso, o selo GovTech do BrazilLAB certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo.


Ao longo do programa, as startups selecionadas participam de capacitações sobre como vender para governos, webinários, mentorias com especialistas e conexão com investidores e gestores públicos, de mais de 30 municípios parceiros do BrazilLAB. Em cinco anos de atuação, já foram beneficiadas mais de 110 startups, conectadas com diversas soluções com uma ampla rede de municípios e gestores públicos.


“Para nós da GovTech Desenvolve é uma enorme satisfação participar deste processo de seleção organizado pelo BrazilLAB. A nossa motivação de buscar esta aceleração é exatamente a expertise, o foco e o trabalho realizado pelo BrazilLAB para digitalizar e modernizar o setor público no Brasil. Acreditamos que isso vai nos ajudar na redefinição do nosso modelo de negócio, na utilização das melhores práticas de contratação com o setor público e também na conexão com as prefeituras do país”, afirma Jó Sales, fundador e diretor executivo da GovTech Desenvolve.

Empresa Digital


A GovTech Desenvolve é a criadora da multiplataforma web e mobile Empresa Digital, a primeira plataforma brasileira que possibilita a abertura de empresa em tempo recorde, interoperando dados em tempo real entre os três entes federados e oferece serviços digitais 24 horas por dia nos 365 dias do ano, podendo ser acessado pelo computador, tablet ou celular.


A plataforma foi prototipada, homologada e testada em duas cidades de até 60 mil habitantes, duas com até 120 mil e uma cidade acima de 200 mil, com resultados considerados excepcionais em termos de governança de serviços públicos digitais.


A empresa agora busca apoio para realizar a implantação dessas tecnologias em escala nacional para potencializar o impacto da desburocratização dos serviços públicos nos municípios brasileiros.


Os principais benefícios gerados em uma cidade de 200 mil habitantes, utilizando apenas a Plataforma Empresa Digital, são:


  1. Mais de 30 mil processos digitais de licenciamento urbanísticos, ambientais, sanitário e de localização e funcionamento, alteração cadastral, renovação anual de licenças e baixa de empresas tramitados por ano;

  2. Redução entre 80 a 90% nas despesas públicas pela substituição de processos analógicos e atendimento presencial por virtual.

  3. Proteção ao ambiente: Numa cidade deste porte estima-se a economia de mais de 1,5 milhão de folhas de papel e mais de 9 milhões de litros de água com a adoção da plataforma, isso sem falar na redução de CO2 e custos das empresas.


“Estamos muito focados em reduzir o tempo médio de abertura de empresas no Brasil, equiparando ao tempo de países como Canadá, EUA e Reino Unido. Focados também em digitalizar os procedimentos relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias municipais. O nosso objetivo é ajudar a desburocratizar o ambiente de negócio, fortalecer o empreendedorismo, gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras”, completa Jó Sales.

Trajetória


A GovTec Desenvolve é filha do Laboratório StartupLab e Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec/UFPA). É certificada pelo selo GovTech do BrazilLab e a primeira e única GovTech da região Norte do Brasil a receber o Prêmio TOP 10 Ranking GovTech 2020 e figurar entre as startups mais atraentes para o mercado corporativo brasileiro.


A empresa também foi uma das cinco finalistas da etapa Brasil ao Prêmio Globant Awards Digital Disruptors 2021, prêmio global que visa reconhecer aqueles que se destacam e se esforçam para garantir que suas empresas permaneçam na linha de frente da revolução digital. Aparece entre as 80 startups consideradas como mais relevantes em todo o País, segundo relatório sobre o ecossistema de Startups Govtech no Brasil realizado pelo BrazilLAB e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

21 visualizações0 comentário
bottom of page