top of page

Educação Fiscal: qual a importância dos tributos?



É muito provável que você já tenha se questionado sobre a correta destinação dos recursos públicos arrecadados pelo governo. Você sabia que ter uma destinação social e econômica está na base do conceito de tributo?


O tributo é a principal fonte de financiamento sustentável das atividades do Estado e suas normas estão expressas no Sistema Tributário Nacional, de acordo com a Constituição Federal de 1988. A função social do Tributo é permitir que o Estado Brasileiro cumpra três atribuições essenciais:


1) garantir os recursos necessários ao Estado para realização de seus fins;

2) ser instrumento de distribuição de renda e indutor do desenvolvimento social do país;

3) contribuir para minimizar as diferenças regionais.



Um dos fundamentos para assegurar o cumprimento da função social do tributo é a participação da sociedade. Segundo a Escola de Administração Fazendária (2008):


'A existência de uma relação tributária governo/cidadão transparente, com instrumentos e informações disponíveis, permite o envolvimento dos cidadãos nos rumos da administração tributária e da reforma tributária, sempre na busca de aperfeiçoamentos em nosso sistema, de tal forma que ele seja socialmente mais justo e economicamente mais eficiente.'


Logo, os tributos existem para permitir que o Estado cumpra sua função social de promover o bem comum, a igualdade e a justiça, por meio do desenvolvimento social e econômico.


Vamos voltar a falar sobre sobre o tema Educação Fiscal para aproximar você cidadão desse debate, acompanhe as próximas publicações sobre o tema aqui no site e em nossa.

895 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page