top of page

Plataforma digital abre e regulariza empresas em até 24h em Benevides

Atualizado: 18 de jun. de 2020

A Desenvolve foi notícia no site G1 Pará, graças ao lançamento da multiplaforma "Empresa Digital" em Benevides. Vejam a matéria na integra abaixo ou acessando o link: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/06/03/plataforma-digital-abre-e-regulariza-empresas-em-ate-24h-em-benevides.ghtml



Plataforma digital abre e regulariza empresas em até 24h em Benevides

Lançamento do sistema será nesta terça-feira, 4.



Empresas poderão fazer o processo de abertura e regularização em até 24h no município de Benevides, na Grande Belém. Nesta terça-feira (4), às 9h, a Prefeitura lança, na Câmara Municipal de Benevides, a Plataforma Empresa Digital - Licença de Empresa Digital, que realiza licenciamento, alteração, renovações anuais e baixa de empresas de forma mais rápida e segura.


Na última quinta-feira (30), foi concluída a primeira análise de viabilidade urbanística, por meio de inteligência artificial de forma instantânea, após o recebimento on-line do processo pelo Sistema Integrador Pará (Regin) da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

Integrada à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o portal Empresa Digital conecta as secretarias municipais envolvidas no processo de abertura de empresas, são elas a de Urbanismo, Meio Ambiente, Finanças e o Departamento de Vigilância Sanitária. Com isso, a plataforma congrega informações dos órgãos federais, estaduais e municipais.

"O sistema integrador do município nasceu de uma determinação do prefeito Ronie Silva, que pretendia trazer mais agilidade tanto para o empreendedor quanto para os servidores da prefeitura, que agora podem resolver os processos de forma digital, diminuindo a papelada e o tempo. Isso traz diversos benefícios também para a cidade que vai atrair mais e novos negócios e, consequentemente, aumentar sua arrecadação própria, além de proporcionar mais serviços para a população", afirma Manuel Carlos Gonçalves, assessor jurídico da Prefeitura de Benevides.

No intuito de agilizar a abertura de empresas de baixo risco e criar protocolos mais eficientes para o licenciamento de atividades de alto risco, a plataforma é configurada de acordo com as leis municipais e estabelecem novas práticas de gestão dentro das prefeituras. De acordo com Jó Sales, idealizador do projeto, a plataforma utiliza inteligência artificial para responder automaticamente a análise de viabilidade.


"O sistema está parametrizado com as regras do Plano Diretor, as normas de uso e ocupação e de impacto de vizinhança para autorizar, de acordo com a Classificação da Atividade Econômica (CNAE), a zona da cidade compatível para o exercício da atividade econômica desejada pelo empreendedor", afirmou.

Sales explica ainda que o Plano Diretor determina as atividades econômicas permitidas por zona na cidade e o sistema informa, em tempo real, ao empreendedor se a localidade que pretende se instalar é permitida ou não.


"Normalmente esse processo em meio físico leva dias ou meses, dependendo do caso. Com a plataforma, esse tempo pode ser reduzido para alguns segundos, dependendo do tipo de processo, pois o sistema analisa sem interferência humana no trâmite".

A plataforma surgiu da necessidade de destravar o processo de registro e licenciamento de empresas no Brasil, por meio de ações conjugadas de adequação de normas jurídicas municipais, de novas práticas de gestão e de inovações tecnológicas. Os processos iniciam na Junta Comercial do Estado. Em seguida, utilizando o protocolo único, o empreendedor pode acessar a plataforma e acompanhar todos os trâmites necessários para começar um negócio, antes de investir e operar a empresa.

Serviço Lançamento da Plataforma Empresa Digital em Benevides, 4 de junho, às 9h, na Câmara Municipal de Benevides. Evento aberto ao público.

6 visualizações0 comentário
bottom of page