top of page

Plataforma IPTU Digital: como aumentar a arrecadação imobiliária com eficiência e Governo Digital?

Atualizado: 8 de abr. de 2023


 

Ana Carolina Melo*


Mais do que um serviço 100% Digital, a Plataforma IPTU Digital é a chegada efetiva do Governo Digital na rotina de cidadãos, empresas, servidores e gestores municipais.


A velocidade das inovações tecnológicas promovidas pela indústria 4.0 tem gerado novos e complexos desafios para o Estado na promoção e regulação de serviços públicos voltados a fortalecer e desburocratizar a relação entre administração pública e sociedade. Diante deste desafio, a Govtech Desenvolve tem trabalhado para entregar plataformas tecnológicas e melhorias baseadas no conceito e nas estratégias de Governo Digital, recomendadas por diversas organizações de referência, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A OCDE identificou em seus estudos seis dimensões do Governo Digital. Atualmente, todas as seis dimensões são consideradas no processo de desenvolvimento adotado pela GovTech Desenvolve para trilhar o caminho da transformação digital sustentável do setor público.


É a partir desta premissa, que a GovTech Desenvolve anuncia o lançamento da Plataforma IPTU Digital, que traz em seu DNA as seis dimensões do Governo Digital recomendadas pela OCDE:

  1. cria soluções tecnológicas baseadas nas necessidades dos cidadãos e empresas;

  2. antecipa processos de desenvolvimento e proporciona serviços mais eficientes aos usuários antes da solicitação do cliente;

  3. antecipa tendências e propõe novos produtos e melhorias aos usuários com base na gestão de dados;

  4. considera todo o potencial das tecnologias digitais e dos dados desde o início do processo de prototipação dos serviços digitais, com objetivo de reestruturar e simplificar processos e procedimentos internos, visando tornar o serviço público mais eficiente, sustentável e orientado para o cidadão;

  5. desenvolve tecnologias digitais e ferramentas de gestão dados em colaboração com os usuários e todas as partes interessadas, aproveitando a criatividade e as capacidades dos usuários para responder aos desafios do governo 4.0;

  6. torna transparente e acessíveis informações da gestão pública por meio de tecnologias digitais.

A Plataforma IPTU Digital é uma solução tecnológica robusta e intuitiva, baseada na eficiência e desburocratização da gestão tributária do IPTU, considerando de forma abrangente e consistente todos os processos, procedimentos, regulamentações, regras jurídicas, segurança e transparência de informações que envolvem a entrega final para o usuário. Na prática, o IPTU Digital entrega a emissão de guias sem filas, sem burocracia e de qualquer lugar, basta que o contribuinte acesse a internet, e com poucos cliques. Com o cpf/cnpj do titular do imóvel e a inscrição imobiliária o contribuinte poderá acessar e emitir as guias de pagamento do IPTU no formato cota única ou por parcelas, além de emitir guias por boleto com pagamento por Cartão de Crédito, Pix, Boletos com Registro e Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando ainda mais o cumprimento de suas obrigações tributárias.


Mas as inovações do IPTU Digital não param por aí. Para entregar serviços mais eficientes para o usuário final, a Plataforma foi pensada de forma estratégica para atender de modo abrangente as necessidades de todos os seus usuários: cidadãos, empresas, servidores e tomadores de decisão.

Assim, o IPTU Digital é um produto final que atende aos anseios do gestor municipal, otimizando processos para aumentar a arrecadação municipal, ao mesmo tempo que fornece dados atualizados, estruturados e seguros para o acompanhamento contínuo da performance de arrecadação e gestão administrativa; dos técnicos e servidores municipais que deixam de realizar retrabalhos e tarefas mecânicas, para ter uma rotina inteligente que valoriza as capacidades, o conhecimento e necessidades de quem presta o atendimento ao cidadão, eliminando a espera, as filas e os entraves no processo administrativo, com foco em prestar um atendimento mais humanizado e simplificado para cidadãos e empresas que poderão contar com os benefícios da integração dos sistemas municipais e de uma base cadastral única, permitindo ao usuário ter acesso fácil, centralizado e 100% digital a diversos serviços e processos no âmbito municipal.


Além disso, a Plataforma IPTU Digital opera a partir de outros três importantes pilares das soluções desenvolvidas pela GovTech Desenvolve: a parametrização automática e a otimização da legislação e de todas as regras jurídicas que dão embasamento para o funcionamento das soluções tecnológicas; a transparência e disponibilização de informação à sociedade, por meio da disponibilização diária e atualizada de painel de indicadores com informações sobre os principais indicadores sobre o IPTU; e do conceito de melhorias contínuas, ou seja, apesar do lançamento do IPTU Digital constituir uma grande entrega para o município e para a sociedade, de forma contínua e planejada serão feitas novas entregas para os usuários visando o permanente aperfeiçoamento das soluções tecnológicas e a satisfação das necessidades dos cidadãos, empresas, servidores e gestores municipais.


Afinal, governos que visam desburocratizar e fortalecer a relação do Estado com a sociedade precisam de soluções digitais que acompanhem as mudanças tecnológicas, sociais e institucionais que ocorrem a todo instante, e ao mesmo tempo, de melhores serviços públicos aos cidadãos e empreendedores. Diante deste desafio, a GovTech Desenvolve tem a inovação como propósito, no intuito de proporcionar plataformas digitais que alcancem os objetivos fundamentais da inovação na gestão pública e da efetivação do Governo Digital: melhorar a vida das pessoas, promover um melhor ambiente para fortalecer o empreendedorismo e aumentar a eficiência e a eficácia da gestão pública.



Saiba como gerar o boleto do seu IPTU em 3 passos:

  1. Na área Emissão de Boleto IPTU Digital preencha os campos o CPF ou CNPJ associado ao imóvel, o número de inscrição imobiliária e o ano do IPTU que você deseja pagar.

  2. Confira seus dados e clique na setinha para expandir a página. Escolha se deseja pagar em parcela única ou a primeira parcela e clique no ícone impressora para gerar o boleto.

Ana Carolina Melo, pós-doutoranda em Economia pela UFPA, consultora da área de Comunicação e Relações Institucionais da Govtech Desenvolve.

116 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page