top of page

Desenvolve implanta IPTU Digital, tecnologia inovadora para pagamento do IPTU, em Redenção - PA

De modo simplificado, o site e aplicativo IPTU Digital Redenção permitem a emissão de boletos de pagamento do tributo, a consulta de informações, a atualização cadastral do seu imóvel e outros serviços 100% digitais


A Prefeitura Municipal de Redenção, por intermédio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), lançou o site e aplicativo IPTU Digital, uma moderna tecnologia que digitaliza uma série de serviços públicos e permite o pagamento do IPTU e ITBI com segurança e praticidade.


Agora os redencenses poderão emitir e pagar o boleto do IPTU sem filas e sem burocracia, apenas com acesso à internet e em poucos cliques. Com o CPF/CNPJ do titular do imóvel e a inscrição imobiliária em mãos, o contribuinte poderá acessar e emitir as guias de pagamento do IPTU no formato cota única ou por parcelas, a depender da sua escolha, facilitando ainda mais o cumprimento de suas obrigações tributárias. Confira mais abaixo informações sobre as datas de vencimento das parcelas do IPTU Digital 2023.


O site e aplicativo também permitem a consulta de dados cadastrais dos imóveis, o requerimento da isenção do pagamento do IPTU e a realização de pedidos de impugnação, recursos, petições, defesas, contestações e contrarrazões, garantindo o amplo direito de defesa do contribuinte para questionar o lançamento dos tributos municipais.


A plataforma também facilita a gestão cadastral dos imóveis da cidade, trazendo mais eficiência para o serviço público e melhorias para os cidadãos. A inclusão de documentos e a emissão de certidões cadastrais poderão ser feitas de modo 100% digital. Será possível ainda atualizar o cadastro e realizar o Processo Digital de Alteração do Nome do Proprietário ou Possuidor do imóvel.

O IPTU Digital também traz uma série de benefícios para os servidores públicos municipais. Ele possibilita a simulação do lançamento do IPTU, o acesso a indicadores de arrecadação e sonegação fiscal por bairros e zonas das cidades, a visualização e impressão das informações do lançamento, boletos de cota única e de parcelas referentes ao lançamento de IPTU, taxas imobiliárias etc. O impacto disso é a substituição de tarefas mecânicas por rotinas inteligentes que valorizam as capacidades e conhecimentos de quem presta o atendimento ao cidadão, eliminando a espera, as filas e os entraves no processo administrativo.

INOVAÇÕES

O aplicativo web mobile IPTU Digital dispõe das tecnologias mais avançadas para geração de boletos e processamento de pagamentos disponíveis no mercado, seguindo as recomendações do Banco Central do Brasil e FEBRABAN para simplificar a vida do cidadão-contribuinte e modernizar a gestão da arrecadação do IPTU em Altamira. Destacam-se, entre elas, a possibilidade de pagamento do tributo por Boletos com Registro e Débito Direto Autorizado (DDA) para recolhimento rápido, seguro e compensação de guias de pagamento de forma automática e instantânea para todas as plataformas digitais na conta do Tesouro Municipal, seguindo as normas estabelecidas pelos Tribunais de Contas.


DESCONTO PARA COTA ÚNICA E VENCIMENTO DOS BOLETOS

Conforme estabelecido pelo decreto Nº 80, de 04 de outubro de 2023, quem optar por pagar o IPTU 2023 em cota única até o dia 31 de outubro de 2023 terá 5% de desconto no valor do tributo. Se você optar por pagar o IPTU parcelado, você não receberá desconto, mas poderá dividir o pagamento em três parcelas, com as seguintes datas de vencimento:


1ª Parcela: 31/10/2023;

2ª Parcela: 20/11/2023;

3ª Parcela: 20/12/2023.


Os boletos podem ser acessados pelo endereço eletrônico: https://redencao-pa.desenvolvecidade.com.br/iptu/#/home

ACESSO FÁCIL AO IPTU DIGITAL

Com o CPF/CNPJ do titular do imóvel e o Número de Inscrição Imobiliária, o contribuinte poderá acessar e emitir as guias de pagamento do IPTU no formato cota única ou por parcelas, na plataforma IPTU Digital Redenção (link: https://redencao-pa.desenvolvecidade.com.br/iptu/#/home). Confira como o acesso é fácil:


  1. Acesse a plataforma IPTU Digital Redenção pelo celular ou computador;

  2. Insira o CNPJ/ CPF vinculado ao imóvel;

  3. Insira o número de Inscrição Imobiliária do imóvel e escolha o exercício.


Não se lembra do número de Inscrição Imobiliária? Nesse caso, você deverá acessar seus boletos se cadastrando ou entrando no sistema da prefeitura. Caso você já tenha um cadastro nas plataformas ISS Digital, Empresa Digital ou Mobi Legal, basta clicar em “entrar”, informar seus dados de acesso e navegar pelo sistema. Se você ainda não possui cadastro, deverá clicar em “cadastrar” para se credenciar na plataforma.


Você também poderá ter acesso a todas as funcionalidades do IPTU Digital na tela inicial do seu celular, baixando-o como aplicativo. Basta abrir o site no seu celular, clicar na opção de compartilhamento do site e clicar em “adicionar à tela de início.”


118 visualizações0 comentário
bottom of page