Saiba o que os palestrantes tem a dizer sobre o GovSummit Desenvolve Cidade 2020 Paragominas - PA

Atualizado: Ago 26

Organizado pela prefeitura de Paragominas e a GovTech Desenvolve Cidade, o GovSummit reuniu nos dias 5 e 6 de agosto, mais de 500 servidores públicos, empreendedores, contadores e profissionais que atuam na regularização de empresas.



Confira os depoimentos dos participantes:


Paulo Tocantins – prefeito de Paragominas


A oferta de serviços públicos digitais para esta área, em um momento tão desafiador de enfrentamento desta pandemia do Covid-19, além de eliminar a burocracia, permite que mais pessoas empreendam, fazendo a roda da economia girar. Isso melhora o ambiente de negócio, dinamizando a economia, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso município. O aplicativo vem para facilitar a vida de todos, desburocratizando o licenciamento das atividades e, criando, assim, um melhor ambiente de negócios. Isso fortalece o empreendedorismo, o fato da prefeitura disponibilizar a plataforma Empresa Digital para a nossa cidade, mas principalmente para aqueles que desejam empreender em Paragominas.


Rubens Magno – diretor superintendente do Sebrae/PA


Discutir assuntos que pautam a celeridade de tudo isso faz com que, na ponta, o empreendedor consiga ter mais tranquilidade e, principalmente, consiga trazer lucro para os seus negócios, que é o objetivo final do empreendedor. Isso com honestidade, com tranquilidade, que é o que o empreendedor no final busca, incessantemente ter o seu negócio ajustado, alinhado e que tenha possibilidade de ter perenidade. Quero agradecer e parabenizar o Jó, porque sempre buscou pautar a sua empresa na busca por soluções inovadoras e, nesse momento de pandemia, mais uma vez mostra que apesar de todas as dificuldades é possível trazer coisas boas por conta desse esforço para se desenhar novos horizontes pro mercado. Esse evento é mais uma prova de tudo isso.


Cilene Sabino – superintendente da Jucepa/PA e presidente da Fenaju


"A plataforma vem para materializar a transformação digital no município de Paragominas"


Jó Sales – fundador e diretor executivo da Desenvolve


Pra nós, o evento foi um sucesso. Estamos recebendo muitos elogios pelos conteúdos apresentados. Confesso que foi acima das expectativas, todos os nossos objetivos foram alcançados, especialmente pela participação dos 3 entes federados responsáveis pelo processo de registro e licenciamento de negócios no Brasil (União - Ministério da Economia, Secretaria da Receita Federal do Brasil; Estado - Jucepa e Corpo de Bombeiros; Município - Prefeitura SEMA, SEMINFRA, SEMAF e SEMS - VISA e o Conselho Federal de Contabilidade).


Agradecemos especialmente o prefeito Paulo Tocantins e a secretária Graça Quadros; ao apoio do Sebrae, na pessoa do Rubens Magno e toda equipe - um grande entusiasta pelo apoio aos pequenos negócios e ao desenvolvimento do Pará; à Jucepa e Fenaju pelo engajamento pessoal da presidente Cilene Sabino e sua equipe; à Receita Federal do Brasil com as importantes contribuições do coordenador geral da Gestão de Cadastro, Carlos Nassif, e o auditor fiscal e coordenador operacional de Cadastros e Benefícios Fiscais, Wolney Cruz; ao professor Fabrício Moreira, do Conselho Regional de Contabilidade do Pará; além da Universitec/UFPA e BrazilLAB.

Não poderia deixar de agradecer todos os colaboradores da Desenvolve que estão operando em Home Office e fazendo entregas incríveis. Muito obrigado a todos!


Fabrício Moreira – presidente do CRC/PA


Este momento que vivemos, de enfrentamento da pandemia e superação da crise, exige soluções inovadoras, novas atitudes paralelas para velhos problemas. O GovSummit é um evento que, de fato, disrompe isso, ele é uma disrupção nesse processo de enfrentamento e superação da crise, proporcionando conhecimento por meio de um rico debate com profissionais e empreendedores das mais diversas áreas de atuação, das várias instâncias governamentais – União, estados e municípios, o que contribui para a modernização dos serviços públicos.


O acesso do empreendedor a produtos e serviços públicos digitais ocorre de maneira cada vez mais ágil, reduzindo tempo, eliminando custos e o excesso de burocracia, melhorando o ambiente de negócios. É isso que o empresário e o empreendedor desejam. Com isso, a gente consegue ajudar a economia a girar, a injetar recursos na nossa economia, gerando emprego e renda, fazendo circular a riqueza, cada vez mais reduzindo desigualdades sociais e, de algum modo, a miséria, uma chaga do nosso país. Isso só é possível quando temos soluções inovadoras para problemas complexos e históricos, então é um evento que tem essa pegada de ser inovador, de trazer alguns avanços para a nossa realidade amazônida.


Lembrando que estamos em um estado que tem dimensões continentais, e um evento que atinge a todas as cidades da nossa região permite com que as medidas e ações discutidas e que estão sendo implementadas em diversos municípios paraenses uma maior integração do Estado e um maior acesso da nossa população e empreendedores a serviços públicos digitais.


Coronel Oliveira – diretor de Serviços Técnicos do 2º GBM


A Empresa Digital já é uma realidade e representa um grande passo no acesso a serviços públicos digitais. Com a multiplataforma, temos mais agilidade nos processos, desde a concepção do negócio até a manutenção, o desenvolvimento, a instalação das atividades da organização. Isso estimula os empreendedores a investirem mais na nossa economia paraense, porque se sentem seguros. Eu vejo a Empresa Digital como um fator de desenvolvimento econômico socioambiental para a nossa região, para a distribuição cada vez mais de riquezas e de recursos econômicos.


Iara Neves – coordenação do PIEBT / Universitec


O evento pode ser sintetizado em cinco palavras: empreendedorismo, negócios, desburocratização, tecnologia e ousadia. É muito bom ver que o Pará está entre o prazo mínimo de até 3 dias pra abrir uma empresa. Ter uma empresa como a Govtech Empresa Digital, que pode ajudar com isso, contribui pra que seja mais simples as vida do empreendedor.

Há tempos se discute a necessidade do Brasil simplificar seu ambiente de negócios. Logo, é muito bom ver mais um município paraense aderindo à plataforma Empresa Digital, rumo à desburocratização. Certamente os efeitos serão muito positivos para a gestão municipal de Paragominas e, principalmente, para seus empreendedores, considerando as dificuldades que o pequeno empreendedor, geralmente, tem para começar suas atividades.


Igor Silva – Sebrae Paragominas


Acredito que o GovSummit é importante para que vários setores e instituições se unam para a promoção de ações concretas de redução da burocracia nos processos da atividade empreendedora, como abertura de empresas. Com a Empresa Digital também se promove maior transparência, o que é muito positivo. Penso que esse tempo economizado com os processos burocráticos serão canalizados para um trabalho que irá desenvolver os negócios e, com isso, fortalecer a economia local. Foram dois dias de evento de muito conhecimento para os empreendedores e profissionais que prestam serviços a eles, como os contadores.


Carlos Nacif Gerente nacional do Projeto de Integração Redesim, da Receita Federal


Não se faz integração sem diálogo, isso é importante no âmbito federal, estadual e municipal. Quero parabenizar o prefeito Paulo Tocantins pela ousadia. É preciso ser ousado, tendo diálogo e utilizando a tecnologia da informação, é preciso repensar o processo não burocratizado, mas sim simplificá-lo. A Receita cumpriu seu papel como órgão indutor desse processo e hoje temos um padrão de comunicação, tudo construído com muito diálogo ao longo desses anos.


Eventos que estimulam a integração dos diversos órgãos municipais, como as áreas de fazenda, desenvolvimento urbano, planejamento, vigilância sanitária e meio ambiente só facilitam o ambiente de negócio do município. Este diálogo institucional, cooperação, aliado a sistemas de informação como suporte aos processos de trabalho, são fundamentais para o desenvolvimento urbano.


Não se deve informatizar a burocracia, mas aproveitar a oportunidade e transformar os processos de trabalho, utilizando ferramentas automatizadas sob a ótica da gestão de risco.

Wolney Cruz – auditor fiscal e coordenador operacional de Cadastros e Benefícios Fiscais da Receita Federal


O evento foi de grande importância na medida em que possibilitou o compartilhamento de informações relevantes sobre ferramentas que facilitam a relação do empreendedor com o poder público, nos três níveis. Foi uma honra poder participar.


31 visualizações

Parceiros

DESENVOLVE © 2020 Desenvolve - Tributação Municipal Sustentável.

Todos os direitos reservados.