Vereadores de Jacareacanga aprovam novo código tributário e de obras

Atualizado: Jun 18

Jacareanga foi notícia no site Portal Buré, em matéria que trata da aprovação dos Projetos de Lei do Novo Código Tributário Municipal (CTM) e de Obras do Município.Vejam a matéria na integra abaixo ou acessando o link: https://www.portalbure.com.br/2017/12/vereadores-de-jacareacanga-aprovam-novo.html

Vereadores de Jacareacanga aprovam novo Código Tributário e de Obras


A Câmara Municipal de Jacareacanga aprovou nesta sexta-feira (15/12) os Projetos de Lei do Novo Código Tributário Municipal (CTM) e de Obras do Município.Estas normas compõe o novo marco legal municipal que está sendo preparado para induzir o desenvolvimento local, especialmente em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Teles Pires e São Manuel, bem como, das atividades econômicas que estão sendo potencializadas na região.


O novo CTM, além de definir uma política tributária mais justa e adequada ao padrão econômico da cidade, introduz regras que permitem regulamentar a Lei Federal nº 157/2016, que estabelece a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) no local da prestação para plano de saúde, cartão de crédito, leasing, para plataformas de streaming de vídeo e de áudio, possibilitando a cobrança do ISS dos serviços Netflix e Spotify, dentre outros.


O Novo Código de Obras visa instituir normas para a elaboração de projetos e para a construção de edificações residenciais, não residenciais e mistas, buscando garantir a preservação da qualidade da paisagem da Cidade e das suas edificações. Dispõe, também, sobre obras públicas ou privadas de demolição, reforma, transformação de uso, modificação e construções em geral.

Um dos mais importantes princípios deste Código é a simplificação das regras para se construir no Município, unificando e atualizando um conjunto de normas em um único texto, estabelecendo as diretrizes para as diversas tipologias de edificação, que se encontravam desatualizadas e inadequadas para realidade atual do Município, o que se tornou um entrave, na medida em que as regras do Código de Obras atual não acompanharam as normas instituídas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Busca-se com isto, facilitar a assimilação e os procedimentos para a elaboração dos projetos de edificações da Cidade.


O Prefeito do município Raimundo Batista Santiago se manifesta sobre a aprovação dos projetos de leis:


“Agradeço ao poder legislativo municipal pela aprovação dos projetos de leis que são de fundamental importância, por um lado,pela necessidade da adequação da política tributária municipal para viabilizar o financiamento dos serviços públicos municipais, e por outro, pela necessidade de estabelecer regras mais adequadas para construção de obras no município visando um melhor planejamento urbano da cidade”.

A empresa Desenvolve participou da elaboração dos projetos de leis em conjunto com os servidores públicos e inicia a adequação da plataforma digital visando a implantação das novas leis municipais. Para Jó Bezerra Sales da Desenvolve “Em relação ao novo CTM o objetivo é implantar uma nova política tributária municipal combinando justiça fiscal e tributária, sustentabilidade financeira e desenvolvimento local. Com relação ao novo Código de Obras o objetivo é estimular o desenvolvimento urbano com inclusão social para as gerações atuais e futuras do município”.

10 visualizações

Parceiros

DESENVOLVE © 2020 Desenvolve - Tributação Municipal Sustentável.

Todos os direitos reservados.