top of page

Benevides implanta plataforma inédita no Brasil para desburocratização

Atualizado: 18 de jun. de 2020

A Desenvolve foi notícia no site Bacana News, graças ao lançamento da multiplaforma "Empresa Digital" em Parauapebas.Vejam a matéria na integra abaixo ou acessando o link: https://bacana.news/benevides-implanta-plataforma-inedita-no-brasil-para-desburocratizar-abertura-de-empresas-e-expedicao-de-alvaras-e-licencas/


Benevides implanta plataforma inédita no Brasil para desburocratizar abertura de empresas e expedição de alvarás e licenças


Foto: Ascom/Prefeitura de Benevides


Processos de abertura e fechamento de empresas são cheios de obstáculos, como uma verdadeira maratona dentro de um labirinto interminável de exigências para quem quer empreender. Foi pensando nessa situação problemática cotidiana que a Prefeitura de Benevides, na busca por fomentar o desenvolvimento econômico no Município, implantou em seu sistema uma plataforma digital que moderniza e facilita a abertura, alteração e baixa de empresas de forma rápida e segura, o que inclui também a expedição de alvarás e licenças digitais. O evento de lançamento da plataforma ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal local.


A tecnologia implantada faz com que Benevides seja a primeira cidade do Pará e a primeira do Brasil com essa solução. O sistema integra em tempo real a Receita Federal, a Junta Comercial, as secretarias municipais e estaduais, SEFA e Bombeiros, onde o empreendedor ou contador utiliza um protocolo único para declarar as informações da empresa e acompanhar todos os processos direto de um computador ou celular.

Simples, por causa da integração entre os órgãos envolvidos; e seguro, porque o sistema está preparado para realizar qualquer tipo de licenciamento, tudo isso 100% digital, com foco em inteligência artificial, user experience, armazenamento em nuvem, mobile, blockchain e geolocalização. Agora se tem um ambiente mais favorável a novos negócios, novas ideias, gerando emprego e renda. A meta é abrir uma empresa de baixo risco em 24 horas e estabelecer protocolos claros e eficientes para atividades de alto risco.


“Hoje o empresário não precisa ir mais na Secretaria de Meio Ambiente, depois ir andando lá para a Secretaria de Obras, depois ir andando lá para o Departamento de Vigilância Sanitária, para aquelas atividades de manipulação de alimentos ou de farmácia e etc., que precisa ser vistoriada pela Vigilância, porque o processo, hoje, está todo numa única plataforma”, explicou Jó Sales, idealizador do projeto.

Até mesmo o serviço de expedição de alvarás, em Benevides, já é feito digitalmente. “A expedição do alvará é digital. O empresário não precisa mais vir aqui pegar uma assinatura do prefeito, do secretário ou de um diretor de departamento”, afirmou Jó Sales, frisando que o mesmo acontece com as licenças ambientais, sanitárias e de serviços urbanos, seja a licença de obra e o habite-se, tudo é expedido digitalmente por meio dessa plataforma.


O objetivo desta solução é criar um ambiente mais favorável a negócios, a atrair novos empreendimentos, garantir sustentabilidade financeira para o município e qualidade de vida para todos. Menos burocracia, mais agilidade e segurança para empreender.


“Eu espero que com essa nova plataforma Benevides possa acolher novos negócios para a cidade, mais empresas entendam a importância disso e venham se instalar em Benevides, mais geração de emprego e mais renda possam ser gerados no nosso Município. É esse o nosso objetivo: desburocratizar, fazer com que o Município cresça e se desenvolva. E hoje a gente dá um passo mais do que fundamental para esse caminho”, concluiu o prefeito Ronie Silva.

Participaram do evento o prefeito de Benevides, Ronie Silva; o presidente da Câmara Municipal de Benevides, vereador Paulo Lobato; os vereadores Ortega Piovezan, Simão Vitalino e Ivaneide Valadares; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Célia Nascimento; o representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA), Pery Augusto; o representante do SEBRAE-PA, Anderson Carvalho; o representante do Corpo de Bombeiros, Major Pablo Cruz; o diretor da Empresa Desenvolve, Jó Sales; o presidente da Associação Comercial de Benevides, Catarino Lima; e os secretários municipais Adriel Sousa (Juventude), Luiz Mendes (Agricultura e Abastecimento), Nixon Sanches (Cultura, Esporte e Lazer), Rossi Silva (Finanças), Antônio Lima (Obras, Viação e Infraestrutura), Valderi França (Meio Ambiente e Turismo), Zé Begot (Planejamento e Coordenação Geral), Roberto Oliveira (Desenvolvimento Econômico), Simone Beverly (Saúde) e Lilia Sérgio (Habitação); o assessor jurídico da Prefeitura de Benevides, Dr. Manuel Carlos Gonçalves e demais autoridades, empresários, lideranças e quadro de servidores.


Vejas as fotos:


8 visualizações0 comentário
bottom of page