top of page

Equipe Desenvolve fala sobre os desafios e conquistas no período de trabalho home office

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Trabalhar integralmente em home office foi uma medida adotada pela Govtech Desenvolve, desde o dia 19/03/2020, como parte das medidas de proteção da saúde e vida dos colaboradores, além de contribuir para impedir os avanços do novo Coronavírus na cidade.


Mesmo sendo uma mudança repentina, o time de colaboradores se adaptou bem e melhorou muito a qualidade do atendimento aos clientes, trabalhado na evolução dos serviços e melhorado os resultados com trabalho conjunto, além de muito comprometimento e dedicação com o processo de transformação digital da administração pública brasileira.


A estratégia adotada, logo após o início da pandemia, foi de reestruturar o planejamento programado pela Govtech para 2020, a qual passou a focar as suas atividades no desenvolvimento do plano de marketing para 2021, fortalecer o atendimento dos clientes atuais e investir no desenvolvimento de plataformas digitais inteligentes, capazes de ampliar a oferta de serviços públicos digitais nos municípios, contribuindo para melhorar o ambiente de negócio no Brasil.


Mudanças e desafios

Adaptabilidade e dedicação são essenciais para o sucesso no trabalho home office. Com a decretação da quarentena, foi necessário que todos mudassem suas rotinas para manter as atividades, mesmo lidando com outros desafios pessoais e emocionais.



Para Ana Carolina, Gerente de Gestão da Desenvolve afirma que “esse é um momento de construção de uma nova relação com o trabalho e de aprendizado diário, já que a separação entre o espaço do trabalho e o espaço da casa se tornou mais tênue, embora seja bastante desafiador para todos nós estabelecer essas novas regras, lidar com o distanciamento físico e manter o equilíbrio entre o que acontece fora de casa e o universo do trabalho.”


A administração do tempo também é um grande desafio, como cita Verônica Cordeiro, Coordenadora de Projetos. Com a proximidade das atividades pessoais e profissionais, bem como estar com toda a família no mesmo espaço, pode ser difícil manter uma rotina como a do escritório.


E quanto mais relacionadas à tecnologia as atividades, maiores são as chances de uma melhor adaptação. “Como somos uma equipe que já está condicionada ao trabalho utilizando a tecnologia (nossas plataformas ED e NFSD) diariamente, não tive dificuldades para desempenhar minhas atividades, pelo contrário, me sinto até mais produtiva” frisa Michele Duarte, Analista de Desenvolvimento de Software da empresa.

Pontos positivos

O foco nos resultados motivou a equipe a se adaptar rapidamente para garantir o funcionamento das atividades, já que equipamentos e plataformas digitais se tornaram fundamentais neste momento, principalmente para organização da rotina de trabalho com os clientes e com a equipe.


“Esse também é um momento interessante para consolidarmos a ideia de que o home office é uma prática que pode ser incorporada pela maioria das empresas e inclusive podemos otimizar a rotina de casa e de trabalho, com a eliminação do tempo de deslocamento por exemplo”, avalia Ana Carolina.



Em meio aos receios de contaminação trazidos pelo #covid-19, para Michele, a segurança poder trabalhar normalmente da minha casa, sem expor a si, a família e a população a riscos, gera grande satisfação. Verônica concorda com esse aspecto positivo: “trabalhar nesta modalidade me permitiu produzir um pouco mais, além da tranquilidade do ambiente familiar trazendo uma energia positiva e harmônica permitindo que tenha mais tranquilidade nas tomadas de decisão”.

Equipe comprometida com o sucesso

Com o surgimento de novos e constantes desafios, a equipe Desenvolve mostrou mais do que nunca o compromisso com cada cliente, colegas e com a inovação, pois todos estão cada vez mais dedicados e envolvidos com suas atividades.


O rendimento e principalmente o bom relacionamento entre a equipe são fatores chave para o sucesso. Ana Carolina, dá o feedback de que isso é realidade entre a equipe e os avanços tem sido feitos para afinar a relação entre o uso de recursos digitais e o planejamento conjunto das atividades da empresa.


Dicas para o trabalho Home Office:

Entre as melhores práticas para o trabalho Home Office, estão: criar uma rotina, manter a auto-organização seja através de agendas, planners ou checklists digitais ou físicos e evitar interferências estando o máximo possível em um local silencioso.



“Se você tiver um bom planejamento semanal da sua rotina, o seu trabalho terá mais chances de continuar a fluir como antes, ou até mesmo ser mais produtivo. O desafio maior é manter a unidade e o bom andamento das tarefas que envolvem diversas pessoas, da relação com o cliente, aos colegas de trabalho e diretoria” é o que indica Ana Carolina.


Equilíbrio entre trabalho, descanso e família também é essencial para Verônica: “neste cenário atual busco harmonia e momentos de reflexão com família, valorizando momentos únicos como trabalhar, estudar e acompanhar a rotina de casa. Neste momento o sentimento é de incerteza pelo cenário que vivemos, mas tranquila sabendo que estou realizando minhas atividades profissionais de forma plena e com todo apoio necessário da Desenvolve”.


E para você, quais são as maiores dificuldades e dicas para ter melhores resultados nesse período em home office?

89 visualizações0 comentário
bottom of page