top of page

GovSummit reúne mais de 500 pessoas online em dois dias de evento

Atualizado: 19 de ago. de 2020

Mais de 500 servidores públicos, empreendedores, contadores e profissionais que atuam na regularização de empresas participaram do GovSummit Desenvolve Cidade – Paragominas 2020, nos dias 5 e 6 de agosto. O evento ocorreu de forma gratuita e foi realizado 100% online.



Organizado pela prefeitura de Paragominas e a GovTech Desenvolve Cidade, reuniu especialistas de órgãos que atuam em parceria no processo de registro e licenciamento de atividades econômicas, como Junta Comercial do Pará (Jucepa) e Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju/PA), Receita Federal do Brasil, Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Corpo de Bombeiros, além do Brazillab e da Universitec/Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT).


Além do lançamento da multiplataforma Empresa Digital, um dos pontos mais relevantes que fizeram parte do debate do evento foram a necessidade da transformação digital nas prefeituras para desburocratização do ambiente de negócios nas cidades e o novo marco legal federal e municipal para simplificação do registro e licenciamento de atividades econômicas. Ou seja, toda a pauta do GovSummit Paragominas foi voltada para destacar alternativas para promover uma retomada econômica segura para os municípios brasileiros ante este cenário de pandemia, em um contexto de adaptação para uma nova realidade no dia a dia dos empreendedores e governos.


Os participantes puderam constatar que o aplicativo Empresa Digital, ao realizar o processo de licenciamento e abertura de empresas 100% digital e com protocolo único, pode ser utilizado como importante instrumento para resolver de forma rápida e segura inúmeros problemas burocráticos com as prefeituras, mantendo o distanciamento social, o que garante o combate à Covid-19, e contribuindo decisivamente com a retomada econômica dos municípios brasileiros.


“Discutir assuntos que pautam a celeridade de tudo isso faz com que, na ponta, o empreendedor consiga ter mais tranquilidade e, principalmente, consiga trazer lucro para os seus negócios, que é o objetivo final do empreendedor. Isso com honestidade, com tranquilidade, que é o que o empreendedor no final busca, incessantemente ter o seu negócio ajustado, alinhado e que tenha possibilidade de ter perenidade”, afirmou o diretor superintendentedo Sebrae Pará, Rubens Magno.

O superintendente do Sebrae também parabenizou a iniciativa da GovTech Desenvolve Cidade e de seu diretor executivo e fundador, Jó Sales.


“Quero agradecer e parabenizar o Jó, porque sempre buscou pautar a sua empresa na busca por soluções inovadoras e, nesse momento de pandemia, mais uma vez mostra que apesar de todas as dificuldades é possível trazer coisas boas por conta desse esforço para se desenhar novos horizontes pro mercado. Esse evento é mais uma prova de tudo isso”, conclui.

A multiplataforma Empresa Digital conta com versão web e mobile – disponível no site www.paragominas.desenvolvecidade.com.br/empresadigital e nas lojas Google Play para Android e AppStore pra IOS – gerando uma série de benefícios como: a integração, em tempo real, dos órgãos de registro e de licenciamento de negócios; protocolo digital único interoperando processos em todos os órgãos envolvidos; processos 100% digital e eliminação de papel e de uma série de procedimentos, além de reduzir as despesas públicas em 97% por processo. Ao mesmo tempo reduz os custos aos empreendedores, que necessitam urgentemente de serviços públicos digitais eficientes, seguros, ágeis e transparentes para melhorar o ambiente de negócios, gerar emprego, renda e desenvolvimento aos municípios brasileiros. O foco é introduzir tecnologia para solucionar problemas com burocracia enfrentados por servidores públicos e empreendedores, visando a simplificação do dia a dia de suas atividades.


Empreender ficou mais simples, fácil e seguro

A coordenadora do PIEBT da Universitec/UFPA, Iara Neves, acredita que a ousadia é uma palavra chave nesse processo de desburocratização dos processos de abertura de empresa e licenciamento de atividades econômicas. “O GovSummit pode ser sintetizado em cinco palavras: empreendedorismo, negócios, desburocratização, tecnologia e ousadia. É muito bom ver que o Pará está entre o prazo mínimo de até 3 dias para registrar uma empresa. Ter uma empresa como a Govtech Desenvolve Cidade, que pode ajudar com isso, contribui pra que seja mais simples a vida do empreendedor”, analisa.


Integração e diálogo são fundamentais entre os órgãos federais, estaduais e municipais para que os processos administrativos que envolvem a abertura de uma empresa sejam simples e não mais complicados.


“Quero parabenizar o prefeito Paulo Tocantins pela ousadia. É preciso ser ousado, tendo diálogo e utilizando a tecnologia da informação para simplificar os processos. É preciso repensar o processo não burocratizado. A Receita cumpriu seu papel como órgão indutor desse processo e hoje temos um padrão de comunicação, tudo construído com muito diálogo ao longo desses anos”, ressalta o gerente nacional do Projeto de Integração Redesim, da Receita Federal, Carlos Nacif, um dos palestrantes do evento.

Para Nacif, eventos que estimulam a integração dos diversos órgãos municipais, como as áreas de fazenda, desenvolvimento urbano, planejamento, vigilância sanitária e meio ambiente só facilitam o ambiente de negócio do município.


“Este diálogo institucional, cooperação, aliado a sistemas de informação como suporte aos processos de trabalho, são fundamentais para o desenvolvimento urbano”, completa.

O gerente nacional da Redesim, projeto que integra as iniciativas da Coordenação Geral de Gestão de Cadastro, dividiu a participação da Receita Federal no GovSummit 2020 com Wolney Cruz, nascido em Paragominas, auditor fiscal e coordenador Operacional de Cadastros e Benefícios Fiscais do órgão.


“O evento foi de grande importância na medida em que possibilitou o compartilhamento de informações relevantes sobre ferramentas que facilitam a relação do empreendedor com o poder público, nos três níveis. Foi uma honra poder participar”, finaliza.

Evento supera expectativas

Para o diretor e fundador da GovTech Desenvolve Cidade, Jó Sales, o evento superou as expectativas, especialmente por contar com mais de 500 visualizações nas três lives e nos três webinários que fizeram parte da programação, atraindo um número alto de empreendedores, especialistas e também entusiastas do assunto.


Sales ressalta que, com a Empresa Digital, o tempo para licenciar e abrir uma empresa de Baixo Risco A e B em Paragominas, Parauapebas e Benevides é correspondente ao tempo de preenchimento da Declaração Digital de Direitos e Deveres do Empreendedor (DDE). Nestes municípios, esse tempo é estimado em até 10 minutos após a recepção, em tempo real, do processo do sistema da Redesim (Junta Comercial). Um recorde nacional! Este tempo é menor que o dos EUA, Rússia, Reino Unido, Canadá, Argentina, México, Singapura e muitos outros países.

“Para nós, o evento foi um sucesso! Estamos recebendo muitos elogios pela organização e conteúdos apresentados. Confesso que foi acima das nossas expectativas, todos os nossos objetivos foram alcançados, especialmente pela participação dos 3 entes federados responsáveis pelo processo de registro e licenciamento de negócios no Brasil(União - Ministério da Economia - Secretaria da Receita Federal do Brasil; Estado - Jucepa e Corpo de Bombeiros; Município - Prefeitura - SEMA, SEMINFRA, SEMAF e SEMS - VISA e o Conselho Federal de Contabilidade – CRC/PA)”, detalha.

Jó também reforça a importância da parceria e engajamento do prefeito Paulo Tocantins e a secretária de Administração e Finanças de Paragominas, Graça Quadros; além do apoio dos demais órgãos parceiros, fundamentais para enriquecer o debate e fazer da programação a mais completa e clara possível para o público participante.


“Além de todos que já citamos, não poderia deixar de agradecer a todos os colaboradores da Desenvolve, que estão operando 100% em Home Office e fazendo entregas incríveis. Muito obrigado a todos!”, concluiu.

ASSISTA ÀS TRANSMISSÕES DO GOVSUMMIT DESENVOLVE CIDADE 2020 PARAGOMINAS - PA.


Live 01 - Abertura  05/08 - QUA - 9h

"Lançamento da Plataforma EMPRESA DIGITAL e Abertura da Semana de Desburocratização do Ambiente de Negócios para a Retomada  Econômica de Paragominas - PA."



Webinário 01 - Conhecer 06/08 - QUA - 15h

"O Novo Marco Legal, a  Plataforma EMPRESA DIGITAL e a desburocratização do ambiente de  negócios  em Paragominas - PA."



Live 02 - Inspirar 05/08 - QUA - 17h

"A Plataforma Empresa Digital e Cidades Empreendedoras: o papel dos Municípios e das MPEs na retomada econômica."



Live 03 - Inspirar 06/08 - QUI - 9h

"Inovação Tecnológica na gestão pública e o papel do profissional de contabilidade: Serviços Digitais Integrados e a Regularização de Empresas."



Webinário 02 - Conhecer 06/08 - QUA - 15h

"O Sistema Integrador Pará (Registro 100%  Online) JUCEPA e o Licenciamento Simplificado do Corpo de Bombeiros integrados à Plataforma Municipal EMPRESA DIGITAL."



Webinário 03 - Conhecer 06/08 - QUI - 17h

"A Integração da REDESIM a Plataforma EMPRESA DIGITAL: O Licenciamento Digital Urbanístico, Ambiental, Sanitário, Localização e Funcionamento."



Leia também:


45 visualizações0 comentário
bottom of page