top of page

Representantes de Juntas Comerciais do Brasil conhecem plataforma digital da Desenvolve

Atualizado: 18 de jun. de 2020

O projeto Empresa Digital, implantando em Benevides-PA, foi apresentado durante a 1ª Reunião dos Dirigentes das Juntas Comerciais.

A plataforma digital de licenciamento de empresas – Empresa Digital, recém-implantada no município de Benevides, no Pará, foi apresentada na quinta-feira (16/05), durante a 1ª Reunião dos Dirigentes das Juntas Comerciais, no Hotel Princesa Louçã, em Belém.


A experiência e pioneirismo da cidade na busca pela desburocratização dos processos de licenciamento, alteração, renovações e baixa de empresas, no âmbito municipal, serviu de assunto para discussão entre presidentes e vice-presidentes membros da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), no intuito de melhorar o ambiente de negócios no país.

Durante a programação, foram discutidos diversos assuntos envolvendo a atuação das Juntas Comerciais, entre eles o relatório Doing Business 2019, levantamento do Grupo Banco Mundial sobre leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades de empresas em 190 países. O Brasil ocupa, neste ranking, a 140ª posição no quesito Abertura de Empresas.


De acordo com a atual presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa), Cilene Sabino, empossada presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) em cerimônia na Estação das Docas, a exposição da Empresa Digital enriqueceu o debate entre os representantes das Juntas.


Sabino disse que “foi excelente a exposição do trabalho realizado em Benevides, pois surtiu o efeito esperado despertando o interesse dos demais integradores estaduais do Brasil, que estavam reunidos para ouvir e compartilhar aprendizados, ver o que está dando certo”. “Com isso, encurtamos caminhos, reduzimos custos, porque não estamos inventando a roda, mas sim aperfeiçoando-a”, completou.

Durante a apresentação, Jó Sales, representante da Secretaria de Finanças (Sefin) de Benevides e idealizador da plataforma digital, pontuou que “agora o município de Benevides possui uma plataforma digital que desburocratiza o licenciamento municipal das empresas e a meta é abrir uma empresa de baixo risco em 24 (vinte e quatro) horas. Além disso, estabelecer protocolos eficientes para atividades de alto risco, com objetivo de criar um ambiente mais favorável a negócio, gerar emprego, renda e desenvolvimento para o município”.


A plataforma, já disponível no site, será lançada oficialmente no dia 4 de junho, na Câmara Municipal de Benevides. Participe!

17 visualizações0 comentário
bottom of page