top of page

Tecnologia que vai desburocratizar o ambiente de negócios no estado será apresentada no CRC-PA

Atualizado: 18 de jun. de 2020

A Desenvolve foi notícia no site Roma News em matéria que trata da apresentação Técnica da Plataforma Tecnológica Empresa Digital, que será realizada no dia 17 de abril, das 9h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), em Belém. Vejam a matéria na integra abaixo ou acessando o link: https://www.romanews.com.br/cidade/tecnologia-que-vai-desburocratizar-o-ambiente-de-negocios-no-estado/36181/



Tecnologia que vai desburocratizar o ambiente de negócios no estado será apresentada no CRC-PA

Os interessados podem se inscrever no site do Conselho Regional de Contabilidade do Pará.

A plataforma que está sendo implantada em Benevides será apresentada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), em Belém - Crédito: Divulgação/Empresa Digital

Estão abertas as inscrições para a Apresentação Técnica da Plataforma Tecnológica Empresa Digital, que será realizada no dia 17 de abril, das 9h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), em Belém. O evento é aberto para contadores, empreendedores, estudantes e profissionais que atuam na criação, administração e fechamento de empresas. Os interessados podem se inscrever no site do CRC.


A plataforma, criada pela empresa Desenvolve, está sendo implantada em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, e pretende desburocratizar o cadastro, alteração, renovação de licenças e baixa de empresas, possibilitando que os processos sejam sincronizados ao Sistema Integrado de Cadastro (Regin) da Junta Comercial do Pará (Jucepa).

O diretor executivo da Desenvolve, Jó Sales, explica que o sistema utiliza um protocolo único e permite que o usuário possa realizar as operações do âmbito municipal, como a consulta prévia, os licenciamentos, diretamente do computador ou celular, de forma mais rápida, fácil e segura, economizando tempo e dinheiro com locomoção.


Segundo Sales, as facilidades do sistema incluem a emissão digital de guias das taxas municipais; a impressão dos certificados digitais dos alvarás e licenças; além da consulta prévia, que disponibiliza de forma preliminar - antes da tomada de decisão de investimento do empresário - as informações vinculadas à viabilidade urbanística, ambiental, sanitária e tributária de competência municipal para licenciamento da atividade econômica.


“Muitas vezes, o empreendedor se interessa em um local, inicia todo o processo de abertura de empresa, e depois acaba descobrindo que o negócio dele não pode se instalar naquele endereço, isso é um dos problemas comuns na vida de quem quer empreender e que a plataforma Empresa Digital está solucionando”, comentou Jó Sales.

O Brasil ocupa a 140ª posição mundial no quesito abertura de empresas em 2019, de acordo com levantamento feito pelo World Bank Group. O estudo, intitulado "Doing Business (Fazendo negócios, em inglês) 2019: Treinar para Implementar Reformas", mostra que começar uma atividade comercial no país leva, ao menos, vinte dias para conclusão de onze procedimentos necessários. Em 2018, a abertura levava 82 dias.

“São vários os fatores que dificultam o ambiente de negócios no país, por isso a proposta da Empresa Digital é otimizar a rotina de quem quer empreender, além de possibilitar maior segurança jurídica no cumprimento das obrigações tributárias, assim como melhorar a gestão fazendária nas prefeituras”, explicou Sales.


Implantação

A apresentação da Plataforma Empresa Digital faz parte do cronograma de implantação na Prefeitura Municipal de Benevides. É também uma das ações realizadas por meio da cooperação técnica da Desenvolve com o CRC-PA, com a apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Jó Sales explica que, além de diversas outras atividades, a implantação das tecnologias da Desenvolve inclui eventos de capacitação que buscam envolver os profissionais para que os sistemas sejam desenvolvidos nos municípios onde a empresa está atuando. "O contador, por exemplo, é o profissional que representa as empresas para resolver os assuntos burocráticos vinculados às obrigações tributárias. Por isso, é importante apresentar a ele as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para melhorar a prestação de serviços dessa área, assim como melhorar o ambiente de negócio".


Programa de Modernização da Gestão Fazendária

A Desenvolve é uma empresa paraense que atende prefeituras municipais na implantação do Programa de Modernização da Gestão Fazendária, que inclui a plataforma digital de gestão dos tributos, a plataforma Empresa Digital, entre outras, que trazem benefícios para toda a sociedade, incluindo o cidadão-contribuinte, os empresários, e também os servidores e gestores municipais.

"As soluções tecnológicas da Desenvolve possibilitam maior eficiência no processamento das informações, procedimentos e de tomada de decisões pelos empresários e gestores municipais. O resultado é o aumento da arrecadação própria e ampliação da capacidade de investimento e desenvolvimento dos municípios, bem como o aumento de recursos para a aplicação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das cidades", concluiu Jó Sales.


Serviço Apresentação Técnica da Plataforma Empresa Digital Local: Auditório do CRC-PA, na tv. Avertano Rocha, 392.   Data/Hora: 17 de abril, das 9h às 12h  Informações: 3202-4150; 2121-9006 ou pelo site www.desenvolvecidade.com.br

Com informações, ascom da Empresa Digital



8 visualizações0 comentário
bottom of page